SURPREENDENTE OU PREVISÍVEL?
Para definir os cerca de 60% de eleitores indecisos para os cargos proporcionais, qual o melhor adjetivo?
Há quem considere impossível, às vésperas da eleição, haver tamanho número de pessoas que não saibam em quem irão votar para deputado federal ou estadual.
Há os que pensam o contrário. Esse índice, apresentado no domingo pelo DataFolha, pode ser reflexo de uma série de fatores: primeiro, a desmoralização dos poderes legislativos, depois da enxurrada de escândalos envolvendo parlamentares. Ponto negativo para as próprias instituições, pois o eleitorado, afogando-se em nomes, tende à generalização. Muitos eleitores nem sabem a diferença entre os estaduais e os federais.
Mais uma explicação? Bem, muitos candidatos, acostumados à cartilha das campanhas, têm ficado para trás no quesito desempenho, pois os meios convencionais estão limitados. E, embora nunca tenha havido tantas maneiras alternativas para apresentação de idéias, esses meios não têm sido devidamente explorados. Então, há que se suar a camisa (sem nome, nem nº de candidato, por favor), já que 1º de outubro está quase aí.
Por outro lado, a própria sociedade e a imprensa têm ocupado essa lacuna, fornecendo informação imparcial e de ótima qualidade, através de sites, blogs, redes de relacionamento, YouTube, debates e até literatura.
Então, aos amigos candidatos, fica aqui uma dica: já não se faz mais campanha como antigamente.

Por falar em informação política séria, vale a dica sobre o livro "POLÍTICOS DO BRASIL", de Fernando Rodrigues. Pois é, o lançamento é na próxima segunda-feira, em São Paulo. O convite completo está no post abaixo.
Lançamento: "Políticos do Brasil", de Fernando Rodrigues



DATA: Segunda, 25 de setembro de 2006.
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Livraria Cultura - Conjunto Nacional
ENDEREÇO: Av. Paulista, 2.073 - São Paulo - SP
INFORMAÇÕES: (11) 3170-4033


Para comprar o livro pela internet, acesse a Livraria Cultura



[ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: